sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Criar PenDrive de Boot Windows 7/Vista

Antes somente Netbooks vinham sem o drive/gravador de CD/DVD, porém várias grandes marcas estão deixando de fabricar computadores com este hardware que tem grande serventia para grande parte dos usuários.
Quando o sistema apresenta algum problema e você precisa formatá-lo, o que fazer?
O tutorial abaixo ensina como formatar uma máquina mesmo sem leitor de CD/DVDatravés de uma porta USB.
 
Para criar um pen drive de boot com o Windows Vista ou Windows 7, siga alguns comandos. Nos exemplos estou usando o Windows 7. 

Conecte o pen drive.
Faça cópia dos dados importantes que porventura possam estar nele, já que ele será formatado. Acho que não precisaria dizer, mas o pen drive deve ter espaço quando vazio, para caber o DVD do Windows desejado, seja o Vista ou o 7.
O recomendável para o DVD do Vista ou 7 é um pen drive de 4 GB. 
Será necessário rodar o "prompt de comando" como administrador, para ter acesso ao dispositivo e ferramentas de formatação. Para isso, clique com o direito no menu do prompt
de comando e escolha "Executar como administrador".
No prompt, rode o comando diskpart.
Ele pode demorar alguns segundos para iniciar, quando estiver carregado aparecerá à esquerda DISKPART>. No prompt dele, digite: list disk 
Tecle enter após os comandos em vermelho, em cada linha (antes que me perguntem...).  Ele vai mostrar os discos, status, tamanho. Identifique o seu pen drive pelo número: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc. Para saber qual é seu pen drive, observe a capacidade, já que seu HD deverá ser bem maior. Se estiver em dúvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda.
Agora selecione o disco, digitando: select disk 1 
Cuidado para não digitar o número errado, senão você excluirá os dados de algum dos seus discos rígidos. Troque o número 1, naturalmente, pelo número correspondente ao seu pen drive.
Rode estes comandos, dando enter após cada linha:
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS
assign
exit
Você sairá do diskpart, mas ainda não terminou.  Nota: você poderia formatar o pen drive pela interface gráfica do Windows, mas seria necessário recorrer ao diskpart para marcar a partição como "ativa". Por isso vale a pena citar os passos já no diskpart :) Coloque no drive de CD/DVD a mídia do Windows que você quer copiar para o pen drive
(lembre-se, Vista ou Seven, aqui não vale para o XP). 
12. Ainda no prompt (mas já fora do diskpart), alterne para a unidade do CD/DVD. Supondo que seja a unidade D:, digitaria: d:
cd d:\boot
Isso te leva para a pasta boot, do DVD do Windows. Rode o bootsect para tornar o drive bootável. Assim: bootsect /nt60 e:
Onde E: é a letra da unidade do pen drive. Ao usar o diskpart você limpou o pen drive, criou
uma partição e formatou-a em NTFS. Segundos depois de concluído o pen drive deve ter aparecido no "Computador" do Windows Explorer. Caso não, tire o pen drive e recoloque, para ver que letra será atribuída a ele. Agora lidamos com a partição, não com o número identificador do disco como foi feito ao usar o diskpart.
Dado o bootsect como explicado, o pen drive é bootável para o Windows Vista ou 7. Só que ele não tem os arquivos do sistema em si.
Copie todo o conteúdo do DVD para o pen drive. Para copiar, você pode usar o copiar e colar, ou seja, abre o CD do Windows e copia todos os arquivos e cola no seu pen drive. 
 
Pronto! Você tem um pen drive de boot do Windows Vista ou Windows Seven, Agora é só configurar o boot da placa no SETUP para porta USB e ser feliz....

Nenhum comentário:

Postar um comentário